Blog

Pilates e dor Lombar

23/04/2011 21:32

 Dor lombar é uma das causas mais comuns de problemas relacionados ao trabalho nas grandes cidades. Entre eles está também, com o maior índice de reclamações, a dor de cabeça. Nas grandes cidades você vai encontrar milhares de pessoas com diferentes níveis de desconforto lombar.

Pesquisas recentes confirmam a eficácia dos exercícios de Pilates para a dor lombar. De acordo com um pequeno estudo controlado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (2006; 36 [7], 472-84), os participantes que praticaram Pilates durante quatro semanas sentiram o alívio de suas dores mais rapidamente do que aqueles que passaram por programas de tratamento padrão.

A crescente popularidade do Pilates dentro do contexto terapêutico incentivou pesquisadores da Queen’s University, no Canadá, a testar se o Pilates realmente é capaz de melhorar a condição dos pacientes. Os pesquisadores selecionaram 39 pessoas, de 20 a 55 anos, com dor lombar crônica. O grupo foi dividido. Uma parte teve sessões de Pilates e outro grupo recebeu os cuidados habituais fornecidos para pessoas que procuram ajuda médica para a dor lombar. (“O cuidado habitual” inclui uma consulta com um médico e outros profissionais de saúde e especialistas)

Posteriormente foi revelado que os participantes do Pilates tinham níveis significativamente menores de incapacidade e intensidade da dor do que os pacientes que foram submetidos ao tratamento habitual. Um ano mais tarde os participantes mantiveram sua melhora física com o Pilates.

Esta pesquisa ressalta a importância de se manter atualizado com os avanços educacionais no campo do Pilates. Quanto mais você aperfeiçoar seus conhecimentos, melhor você é capaz de ajudar as pessoas a encontrar o bem-estar e o equilíbrio corporal.

 

O Pilates e seus benefícios para as gestantes

19/02/2011 21:37

Manter-se em forma antes, durante e depois da gravidez é o desejo de toda mulher. As fórmulas parecem ser mágicas, mas o segredo é um só: a dedicação. Seguir as orientações do obstetra é regra absoluta, somadas a alimentação balanceada e, claro, aos famosos exercícios físicos monitorados. Musculação,dança, caminhada, tênis, entre tantos, a dúvida fica em qual escolher.

É importante lembrar as “barrigudinhas” que mais do que pensar em belas curvas, na gestação é preciso garantir a saúde do bebê e se possível facilitar o momento do parto. E são, justamente, essas as funções do método de Pilates para as futuras mamães.

A fisioterapeuta, pós-doutoranda em Pilates na USP, especialista no Método Pilates Clássico pela Escola Canadense STOTT PILATES Education Program e membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, Eliane Coutinho, recomenda que passado o primeiro trimestre as gestantes que desejam um parto tranqüilo e a volta a boa forma mais rápida podem praticar Pilates. “Os exercícios fortalecem os músculos do assoalho pélvico (períneo) e resultam na maior sustentação do útero e fortalecimento do abdome. Ajuda ainda o equilíbrio entre a força de expulsão e a de contenção do feto dentro do útero”, explica.

Para as mulheres que já eram adeptas da atividade antes da gravidez, a especialista ressalta que a única diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição feminina, com exceção das gestantes consideradas de risco. “É fundamental a presença de um instrutor que conheça bem as alterações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas da gestante”, destaca.

Mas, conforme a fisioterapeuta, a notícia que seduz as grávidas é que o método também contribui para a diminuição das dores do parto. “Com o abdome mais forte a força de contração será maior, diminuindo assim o tempo de expulsão do feto e, consequentemente, o tempo de dor”, informa Eliane.

No período do pós-parto, o Pilates também ajuda a mamãe a entrar em forma novamente. Dra. Eliane esclarece que os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade. Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. Já, no caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica.

Confira como os exercícios de Pilates pode ajudar em cada fase da gestação:

Pilates no primeiro trimestre de gravidez

Nos primeiros três meses de gestação, as mudanças nos hormônios podem fazer com que a mulher se sinta exausta e com náuseas. Contudo, exercícios leves podem ser feitos e, muitas vezes, podem realmente energizar o corpo e fazer com ela se sinta melhor fisica e mentalmente.

Pilates no segundo trimestre de gravidez

O segundo trimestre é, para a maioria das mulheres, a parte mais fácil da gravidez. Embora o corpo esteja mudando e se expandindo, os níveis de energia são geralmente elevados, e é aí que os exercícios devem ser maximizados, para proporcionar todas as vantagens do treinamento para os meses seguintes.

Pilates no terceiro trimestre de gravidez

No terceiro trimestre, as mulheres tendem a se sentir pesadas e com a constante sensação de desconforto. Os hormônios começam a se projetar para afrouxar as articulações do quadril podendo causar dores nas costas. O peso adicional do bebê pode modificar a noção de equilíbrio, as penas podem ficar inchadas e varizes podem se desenvolver. O Pilates ajuda a todas estas condições associadas à gravidez, reforçando os músculos centrais que, por sua vez, levam à melhora da postura e da circulação.

Trabalho de Parto

A melhora no tônus muscular e na circulação, obtida através da prática do Pilates também será de valor durante o trabalho de parto. Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê. E, claro, as técnicas de respiração utilizadas no Pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto.


 

 

Dentre alguns benefícios do Pilates para as futuras mamães podemos citar:

- Evitar as famosas dores nas costas, melhorando a postura

- Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que agüentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna

- Trabalhar os braços, importantes para cuidar do bebê, que vai ficar cada vez mais pesadinho

- Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo

- Auxiliar a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde)

- Estabilizar as articulações contra possíveis lesões

- Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma  e outra contração

O bebê também é beneficiado quando a mãe pratica Pilates:

- Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele;

- Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso;

- Sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima! 

 Fontes:https://gazetaweb.globo.com , https://www.pilates.co.uk/https://www.revistapilates.com.br/

Saiba mais sobre as Cãibras!

10/02/2011 17:17

O que é a cãibra

A cãibra é um espasmo muscular que acontece involuntariamente. É uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. As câimbras são comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante.

Possíveis causas da câimbra

Alguns autores definem a cãibra como sendo uma contração involuntária do músculo, geralmente causada pela falta de alongamento e/ou de água e de potássio. Porém sabe-se que qualquer fator irritativo local, ou anormalidade metabólica de um músculo – como o frio intenso, a falta de fluxo sanguíneo no músculo ou a exercício excessivo do mesmo – pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim contração reflexa do músculo.

A literatura aponta várias causas para o surgimento da cãibra, porém não há nada comprovado cientificamente. Entretanto o principal fator parece ser o cansaço muscular (fadiga) em indivíduos mal preparados fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado. Outro fator é o calor associado à sudorese abundante com perda de cloreto de sódio (encontrado no sal de cozinha). As câimbras podem ser causadas por uma circulação inadequada aos músculos, gerando assim uma isquemia local (falta de suprimento de sangue para um determinado grupo muscular).

As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como cãibras induzidas pelo calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços.

Comumente, as câimbras são inofensivas e não exigem tratamento. Porém, se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico (ainda contraditório), ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc). 

As razões pelas quais sentimos câimbras ainda não são muito claras para a medicina. Sabe-se, porém, que elas estão relacionadas com a diminuição, em nosso organismo, dos níveis de minerais como cálcio e magnésio. Por isso, doenças do sistema motor ou infecciosas, como o tétano -- que fazem o doente suar intensamente, a ponto de provocar a desidratação, isto é, a perda de grande quantidade de minerais através do suor --, costumam provocar câimbras.

As câimbras ocorrem, geralmente, durante a noite, após um dia de intensa atividade física. Mas elas podem acontecer também durante o dia, no meio de uma atividade física ou em momentos de relaxamento.

Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. 

Prevenção

Como prevenção, procure sempre se alongar antes de começar qualquer exercício, hidratar-se e ingerir alimentos ricos em potássio, como banana e tomate. Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.

Normalmente, as cãibras podem ser prevenidas evitando a realização de exercícios após uma refeição (para não gerar isquemia) e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir.

É recomendado por alguns especialistas que se adicione sal de cozinha à dieta (devido ao cloreto de sódio). Essa adição de sódio reduz ocorrências subseqüentes de cãibras. Porém é necessário ter cuidado com a quantidade de sal ingerida, devido ao risco de hipertensão arterial, uma vez que o sal induz a elevação da pressão.

Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Em estudos, sempre que um indivíduo sentia cãibras durante um exercício extenuante, ele tomava uma bebida esportiva com cloreto de sódio. Daí então, as cãibras pararam. 

 

  

Previna as cãibras antes que elas comecem, seguindo as seguintes recomendações:

1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;

2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios “pesados”, e “intensos”, e com transpiração abundante, com uma bebida esportiva/isotônico; ou mesmo água, se o exercício não for tão intenso;

3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal, mas tome cuidado) e descanse os músculos após um treino intenso. 

Tratamento

Já o tratamento seria colocar bolsa de água quente para melhorar o fluxo de sangue para os músculos, tomar água gelada por permitir maior absorção, ou seja, a água gelada é mais rapidamente absorvida em relação à água quente e, alongamentos, lentos e gradativos, nos músculos afetados, sem forçar muito (alongue até o limite de tensão do músculo, sem forçar).

Soluções rápidas para cãibras:

Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas:

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.

2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.

3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

 

 

Referência Bibliográfica

Guyton, Arthur C.; Hall John, E. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

McArdle, William D.; KATCH, Frank I. e KATCH, Victor I. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1998.

 

Pilates para Bailarinos

08/02/2011 21:04

 A dança é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo , ou seja, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.

Dançar é uma arte onde existem regras para que saia tudo com perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para todos aqueles que fazem parte de alguma forma da dança.

Joseph Pilates nunca criou o método para bailarinos, mas sim para fortalecer e reabilitar enfermos que se encontravam impossibilitados de realizar exercícios, ainda quando estavam deitados em seus leitos, fato que teve grande repercussão durante a 1º. Guerra Mundial. Quando Pilates imigrou para New York, estabeleceu-se em um prédio onde existia uma companhia de dança.Bailarinos, lesionados, passaram a utilizar o método com fins de reabilitação, logo associaram a graciosidade e fluidez dos movimentos que Pilates utilizava para fortalecer o físico dos seus adeptos com a dança e também passaram a utilizar os exercícios de fortalecimento com fins de alongamento e fortalecimento.

Quando Joseph Pilates morreu em 1967, com a idade de 87 anos, o seu método, apesar de já ser muito praticado pela comunidade de dança, ainda não tinha alcançado a popularidade que tem hoje.Foi somente após a abertura de um estúdio, nos anos 70, em Beverly Hills, muito freqüentado pelas celebridades de Hollywood, por um de seus discípulos, o bailarino Ron Fletcher, que o método começou a ganhar o mundo. Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente do seu tempo.Muitos dos principais discípulos de Pilates que deram continuidade ao seu trabalho foram bailarinos.

A prática regular do Pilates garante força, músculos tonificados e muita flexibilidade. Estes aspectos são particularmente decisivos para as habilidades na dança, tornando o Pilates uma técnica vantajosa para os bailarinos.Concentrando-se nos músculos abdominais internos, que suportam a coluna vertebral, o Pilates desenvolve e alonga os músculos sem gerar aumento de volume, criando uma forma corporal aerodinâmica, um ideal no mundo da dança. Com o abdome interno fortalecido, lesões na coluna são evitadas pois a tensão torna-se menor. São exercícios de baixo impacto e de grande treinamento de equilíbrio e consciência corporal, dando aos bailarinos aquilo que precisam pra manter um corpo forte, consciente e bem alongado!

 

Além disso, a natureza fluída da prática de Pilates promove a economia de movimentos, e pode ser facilmente incorporada a um regime no treinamento dos bailarinos como um conjunto de exercícios, usando corpo e mente.

O Pilates tornou-se no exercício de eleição de muitos bailarinos por razões óbvias. Ajuda na postura e flexibilidade, alonga e tonifica os músculos e auxilia os bailarinos a encontrarem o seu centro.

A lista de benefícios que Pilates oferece é impressionante: permite um certo luxo de espaço, tempo e consciência interna. ” Pilates e a dança andam de mãos dadas, é a melhor forma de exercício para um bailarino. Eu não acredito que alguns bailarinos apenas agora o descobriram”  diz a  prima ballerina Lauren Anderson do Houston Ballet.

Quando os bailarinos praticam Pilates, eles exploram os seus limites de forma lenta e suave. Bryan Peters, instrutor de Pilates no Houston Ballet, pensa que Pilates pode manter um bailarino lesionado em forma, reduzindo o tempo de recuperação para metade

"Não há como negar que a dança tem Pilates. Não há como negar também que Pilates tratou com seus exercícios vários Bailarinos americanos como George Balanchine, Martha Graham, Romana Kryzazanowska e os bailarinos da School of American Ballet (mais tarde se tornaria NEW YORK CITY BALLET) com quem dividia um andar. Também não podemos negar que Joseph Pilates estudou muito sobre medicina, filosofia e que foi treinado e educado pelo movimento de ginástica alemão (origem da educação física no Brasil), conferindo a ele Pilates competências para o tratamento de lesões especificas e cuidados a serem tomados como forma preventiva para uma melhor saúde.

 

 

 

Fontes: www.dancemagazine.com, www.dicasdedanca.com.br

 

 

10 Motivos para amar Pilates

08/02/2011 14:09

“10 motivos para amar Pilates” é um texto de uma aluna de Pilates que, enquanto sentia as dores de uma aula intensa, refletiu sobre os motivos que a levavam a continuar praticando os exercícios.

1 – Sem suor: ainda que alguns movimentos sejam bastante intensos, é raro que eu transpire durante uma aula de Pilates.

2 – Você pode fazer qualquer coisa em oito séries: diferente de alguns exercícios rotineiros, o Pilates é de movimento contínuo. Sempre que eu sinto as dores de um exercício, eu me conforto em saber que isso acabará em alguns instantes e será hora de trabalhar uma nova musculatura, deixando os outros músculos descansarem um pouco.

3 – Tédio? Que tédio?: por conta da diversidade dos exercícios, eu nunca fico entediada durante a aula.

4 – Ajustável: de iniciantes à experts, quase sempre há algo pra todo mundo numa aula de Pilates. Quase todos os exercícios podem ser regulados para atender sua necessidade.

5 – Super tonificado: se músculos grandes não são a sua praia, você está com sorte. O Pilates apenas ajuda a tonificar o que você já tem.

6 – Flexibilidade: o simples alongamento do corpo vai ajudar a torná-lo mais flexível.

7 – Força: através de exercícios de resistência, os músculos vão se fortalecendo.

8 – Tanquinho: o Pilates é focado no âmago, o que ajuda a esculpir os músculos do abdome.

9 – Altura: enquanto alguns tem dificuldades de acreditar, fiéis estudantes de Pilates ganharam altura através dos exercícios de alongamento. Mas eu não sei se todo esse foco na postura com certeza fará com que você se sinta mais alto.

10 – Diversão: ainda que nem todos os exercícios façam com que você pule de alegria, há alguns, como um em que você tem de imitar uma foquinha, que são muito divertidos!

São bons motivos, não são?

Fonte: www.fitsugar.com

Fisioterapia no pós operatório de cirurgias da ATM

08/02/2011 13:02

Os métodos cirúrgicos de tratamento das DTMs(disfunções temporo-mandibulares) evoluíram consideravelmente durante a ultima década.Os principais tipos de cirurgia para tratamento de DTMs são a artroscopia e artrotomia. A cirurgia ortognática é menos usada, e qualquer cirurgia só deve ser contemplada depois de falharem todos os métodos conservadores apropriados para tratamento da disfunção e da dor. No pós-operatório pode haver indicação da fisioterapia para combater os efeitos da imobilização no pré e pós operatório, a inflamação, a dor e a fraqueza muscular.

  •    Artroscopia: A artroscopia evoluiu de forma espetacular no decorrer da ultima década como método de tratamento das DTMs, não apenas em virtude do seu sucesso,mas também por se tratar de um método menos invasivo que as demais técnicas cirúrgicas. O procedimento exige duas incisões de 2mm, nas partes posterior e lateral da articulação.Além de ser empregado para fins de exame, o artroscópio serve também para a realização de intervenções cirúrgicas , inclusive para irrigação do espaço articular superior com a finalidade de eliminar os produtos do processo inflamatório, para desfazer aderências do espaço articular e para reposicionar o disco articular. A curto prazo a artroscopia apresenta alta porcentagem de êxito, diminuindo a dor e melhorando a capacidade funcional nos casos em que está indicada.
  • Artrotomia e cirurgia ortognática: A artrotomia ou cirurgia articular a céu aberto é empregada no tratamento das luxações do disco e nas perfurações de tecidos moles,nos casos em que os métodos conservadores fracassaram. Os resultados da cirurgia dependem em parte da aplicação de critérios rígidos na seleção dos pacientes,depois de esgotados os recursos mais conservadores. Parece que os progressos da artroscopia diminuíram as indicações para este método mais invasivo. A cirurgia ortognática encontra indicação em alguns casos de DTMs, nos quais as anomalias ósseas resultam em desalinhamento de dentes e articulações. É geralmente considerada o método mais invasivo, envolvendo muitas vezes a osteotomia e o reposicionamento da mandíbula ou do maxilar.

A fisioterapia no pós-operatório:  A fisioterapia é aplicada no pós-operatório para deter o processo inflamatório e diminuir a dor, bem como para promover o funcionamento normal da articulação. Outros objetivos da fisioterapia consistem em normalizar a postura e reduzir a disfunção da coluna cervical, de acordo com cada caso.

Durante a primeira ou segunda semana, ou seja, durante a fase inflamatória aguda, podemos lançar mão da crioterapia(terapia com gelo -frio) e da estimulação elétrica para reduzir a dor e a defesa muscular e conter o processo inflamatório. O ultra-som pulsátil pode ser útil para deter a evolução da inflamação. Durante ou no final deste período podemos introduzir os exercícios isométricos e a abertura controlada da boca com a língua apoiada contra o céu da boca,sempre dentro dos limites(dor) do paciente.

Podemos progressivamento aumentar os exercícios ativos, passivos e contra-resistência, a medida que a inflamação regride. Os exercícios delicados de mobilização articular podem ser instituídos no paciente que estiver progredindo bem e que apresenta dificuldade em readquirir a mobilidade, podendo avançar os graus de amplitude,desde que os tecidos tolerem.

Os exercícios domiciliares,destinados a melhorar a amplitude dos movimentos, a capacidade funcional e o controle neuromuscular podem ser ampliados de conformidade com a cicatrização dos tecidos..

MALONE, T.; MC. POIL, T; NITZ, A.J. Fisioterapia em Ortopedia e Medicina no esporte. 3a ed. São Paulo: Santos, 2002.

Pilates:Aprenda a escolher a bola ideal para seu tamanho

07/02/2011 23:46

 Não existe nenhum estudo científico que comprove sobre a correta utilização das bolas de Pilates numa relação entre altura de uma pessoa e o tamanho da bola. O que pode ser levado em consideração é um acordo em comum entre instrutores do mundo inteiro que utilizam uma determinada tabela para relacionar altura e comprimento da bola baseados em experiências positivas e percepção corporal apresentados durante as aulas de Pilates com o decorrer do tempo. 

O tamanho pode ser observado quando a pessoa senta na bola e os quadris e joelhos ficam curvados a 90 graus. Confira na tabela abaixo a bola ideal para o seu tamanho e na dúvida consulte um profissional em Pilates:

 

Tamanho da bola Altura
45 cm 1,40 a 1,54 m
55 cm 1,55 a 1,69 m
65 cm 1,70 a 1,87 m
75 cm 1,88 a 2,03 m


Bruxismo!

07/02/2011 22:22

 Você sabe o que é Bruxismo?

Quando você acorda seus músculos da mandíbula estão doloridos?Você acorda com dor de cabeça?Seus dentes estão desgastados?Alguém já comentou que você range os dentes dormindo? Você pode estar sofrendo bruxismo.

O sistema mastigatório é composto por ossos, articulações, ligamentos, dentes e músculos. Por ser um sistema bastante complexo, ele pode desempenhar atividades funcionais ou atividades parafuncionais. As atividades funcionais são a mastigação, deglutição e a fala que possibilitam ao sistema realizar as funções necessárias com um dano mínimo às estruturas, enquanto as atividades parafuncionais podem ser o bruxismo, o apertamento dentário, a onicofagia (roer unhas) e outros maus hábitos orais.

As atividades parafuncionais podem ser diurnas (acontecem durante o dia) ou noturnas (ocorrem durante o sono). As diurnas incluem o apertamento dentário, morder lábio, bochecha ou outros objetos, sucção digital, hábitos inadequados de postura, assim como outros hábitos que o indivíduo realiza, na maioria das vezes, inconscientemente. A atividade parafuncional noturna é muito freqüente e se denomina bruxismo.

O termo bruxismo deriva da palavra grega “Brychein” que significa apertamento, fricção ou atrito entre os dentes, com força e sem finalidade funcional aparente.

 O bruxismo é um hábito parafuncional oral de causa multifatorial, caracterizado por ranger ou apertamento dos dentes que ocorre devido à hiperatividade muscular e a desordens psicológicas. O paciente bruxômano pode apresentar como conseqüências o desgaste dental excessivo, dores musculares craniofaciais, alterações articulares degenerativas, mobilidade dos dentes, desarranjo do disco articular, hipertrofia muscular (aumento do tamanho do músculo) e alterações auditivas. Nos contatos dentais normais, realizados na mastigação, as forças musculares aplicadas são de acordo com a consistência do alimento e dos hábitos mastigatórios. Essas forças variam de 7 a 25 kg. Em bruxômanos, observou-se forças musculares de até 150 kg. Em indivíduos normais, os dentes ficam em contato durante duas horas no período de 24 horas do dia e em indivíduos com bruxismo, este contato pode chegar até 10 horas.

Devido ao fato de não apresentar uma causa exata, seu tratamento é um grande desafio, devendo na maioria das vezes ser tratado por uma equipe multidisciplinar incluindo odontólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos (otorrinolaringologistas, neurologistas...) e fisioterapeutas.

 Os procedimentos fisioterápicos são de grande valia nesse tipo de paciente, tendo como objetivo: 1)educar e orientar o paciente, 2)combater a dor e processo inflamatório, 3)restabelecer o funcionamento normal do sistema, 4) examinar e tratar áreas adjacentes se for preciso e 5) encaminhar o paciente a outros serviços médicos, de acordo com a necessidade.

Pilates clínico

07/02/2011 21:13

 O Pilates Tradicional criado por Joseph Pilates, era normalmente aplicado a bailarinos, ginastas e atletas de alta performance. Com a popularização do Pilates na década de 90, os fisioterapeutas começaram a realizar pesquisas com objetivo de analisar os exercícios do Pilates Tradicional e comprovar se esses exercícios eram benéficos ou não a saúde da população em geral. Resultante disso,surgiu o Pilates clinico,baseado no Pilates tradicional,porém com bases cientificas atuais,ou seja de modo seguro e eficiente os exercícios foram reformulados para atender a população em geral e até mesmo com a finalidade de tratamento clinico.Resumindo: O que era bom,agora está ainda melhor!

É indicado para a população em geral que busca melhor qualidade de vida, podendo ser aplicado também a atletas, idosos, jovens e gestantes.

Entre as inúmeras vantagens podemos citar: Melhora do condicionamento físico, melhora da flexibilidade, do equilíbrio, postura, concentração, capacidade respiratória, diminuição das dores nas costas, melhora na força muscular, alivio do stress, auxilia também na redução de medidas.