Bruxismo!

07/02/2011 22:22

 Você sabe o que é Bruxismo?

Quando você acorda seus músculos da mandíbula estão doloridos?Você acorda com dor de cabeça?Seus dentes estão desgastados?Alguém já comentou que você range os dentes dormindo? Você pode estar sofrendo bruxismo.

O sistema mastigatório é composto por ossos, articulações, ligamentos, dentes e músculos. Por ser um sistema bastante complexo, ele pode desempenhar atividades funcionais ou atividades parafuncionais. As atividades funcionais são a mastigação, deglutição e a fala que possibilitam ao sistema realizar as funções necessárias com um dano mínimo às estruturas, enquanto as atividades parafuncionais podem ser o bruxismo, o apertamento dentário, a onicofagia (roer unhas) e outros maus hábitos orais.

As atividades parafuncionais podem ser diurnas (acontecem durante o dia) ou noturnas (ocorrem durante o sono). As diurnas incluem o apertamento dentário, morder lábio, bochecha ou outros objetos, sucção digital, hábitos inadequados de postura, assim como outros hábitos que o indivíduo realiza, na maioria das vezes, inconscientemente. A atividade parafuncional noturna é muito freqüente e se denomina bruxismo.

O termo bruxismo deriva da palavra grega “Brychein” que significa apertamento, fricção ou atrito entre os dentes, com força e sem finalidade funcional aparente.

 O bruxismo é um hábito parafuncional oral de causa multifatorial, caracterizado por ranger ou apertamento dos dentes que ocorre devido à hiperatividade muscular e a desordens psicológicas. O paciente bruxômano pode apresentar como conseqüências o desgaste dental excessivo, dores musculares craniofaciais, alterações articulares degenerativas, mobilidade dos dentes, desarranjo do disco articular, hipertrofia muscular (aumento do tamanho do músculo) e alterações auditivas. Nos contatos dentais normais, realizados na mastigação, as forças musculares aplicadas são de acordo com a consistência do alimento e dos hábitos mastigatórios. Essas forças variam de 7 a 25 kg. Em bruxômanos, observou-se forças musculares de até 150 kg. Em indivíduos normais, os dentes ficam em contato durante duas horas no período de 24 horas do dia e em indivíduos com bruxismo, este contato pode chegar até 10 horas.

Devido ao fato de não apresentar uma causa exata, seu tratamento é um grande desafio, devendo na maioria das vezes ser tratado por uma equipe multidisciplinar incluindo odontólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos (otorrinolaringologistas, neurologistas...) e fisioterapeutas.

 Os procedimentos fisioterápicos são de grande valia nesse tipo de paciente, tendo como objetivo: 1)educar e orientar o paciente, 2)combater a dor e processo inflamatório, 3)restabelecer o funcionamento normal do sistema, 4) examinar e tratar áreas adjacentes se for preciso e 5) encaminhar o paciente a outros serviços médicos, de acordo com a necessidade.